Quanto custa a sua Felicidade?

Duro mesmo foi ver o constrangimento daquela senhora no caixa do supermercado: Suas compras totalizaram vinte e nove reais e sessenta e cinco centavos e só havia, em uma das suas mãos, uma cédula solitária de vinte.

 

Teria que fazer a devolução de alguns itens, e a menina do caixa já a olhava com trejeitos de pouca paciência. Eu, ali ao lado, observava todo o seu desespero, sem saber muito bem o que fazer. Parecia uma escolha difícil entre o que podia e o que não podia deixar de levar.

 

Primeiro tirou o pacote de salsichas; exatos três reais, e talvez a sua única “mistura” do almoço daquele domingo de sol. Depois a margarina; dois reais e noventa centavos. Precisava se desfazer ainda de três reais e setenta e cinco centavos A escolha parecia agora ainda mais complexa, entre o litro de leite e o pacote de feijão.

 

Confesso que doeu! Paguei a diferença e ela se foi com um sorriso no rosto, como se tivesse levado tudo que havia deixado para trás.

 

Alguém, por acaso, tem idéia da dimensão do sofrimento de uma mãe que passa por tal situação? Aqueles três reais e setenta e cinco centavos não iriam resolver todos os seus problemas, mas naquele momento, resolveu parte do dela e outra parte do meu, que só queria dar fim àquele triste episódio.

 

Conta a história que uma professora pedira aos seus alunos que nomeassem as sete maravilhas do mundo; e sete, entre eles, se saíram muito bem:

 

1-      Pirâmide de Quéops

2-      Jardins suspensos da Babilônia

3-      Estátua de Zeus em Olímpia

4-      Templo de Ártemis em Éfeso

5-      Mausoléu de Halicarnasso

6-      Colosso de Rodes

7-      Farol de Alexandria

 

Apenas um, entre os alunos, questionou a razão de não constar da lista a própria Vida, a Visão, o Sol; entre outras tantas mais, que pensamos existir por mera obrigação.

 

Para aquela senhora do supermercado teria sido uma “Maravilha” ter levado todas as suas compras; e isso só lhe custaria exatos vinte e nove reais e sessenta e cinco centavos. Era só isso que ela queria para ter ali aquele seu momento de felicidade. E a sua, quanto custa?

                    



Carlos Lucchesi






Voltar